MUSEU E BIBLIOTECA MAÇÔNICA SÃO CRIADOS NO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Chamamento às Lojas e Irmãos para composição do acervo do
Museu e Biblioteca Maçônicos do Grande Oriente do Brasil de São Paulo

Você sabia que o GOB-SP tem um museu e uma biblioteca em fase de montagem?

Com o intuito de manter viva a memória da Maçonaria Paulista e Brasileira e disponibilizar material de estudo para os Obreiros, estão em fase de instalação no 2º andar do edifício sede do GOB-SP, o Museu, a Biblioteca e o Mini-auditório Maçônicos.

Você sabia que sua Loja pode participar da composição do acervo?

Para a formação de um acervo rico e diversificado, o GOB-SP conta com a contribuição de todas as Lojas e Irmãos com peças como: selos e outros itens de filatelia, bustos, estátuas, esculturas, moedas, cédulas, medalhas, canetas, chaveiros, relógios, documentos pessoais, pinturas, gravuras, fotografias, entalhes, paramentos, joias, pins, adesivos, estandartes, candelabros, peças decorativas e de vestuário e ainda: livros, revistas e jornais com cunho maçônico.

Mesmo que sua Loja seja recente, também pode contribuir:

Para fazer parte de um acervo museológico uma peça não precisa ser, necessariamente antiga, já que começamos cada dia a construir a história do amanhã. Entretanto, é importante que as peças doadas tenham um histórico descritivo, por ex.: “medalha comemorativa aos 25 anos da Loja Maçônica Luz do Saber, Nº 1234, em bronze, com a efígie do patrono da Loja (Ir\ Almério de Souza Lopes) no anverso e símbolos maçônicos no verso”.

Peças de uso pessoal também podem ser doadas:

Se a peça pertence ou pertenceu a um Irmão, especificamente, deve vir acompanhada de um breve descritivo da vida maçônica deste Irmão, constando: data de Iniciação, Loja e cidade em que foi Iniciado, cargos relevantes que tenha ocupado e outros aspectos que possam ser considerados importantes do ponto de vista maçônico.

Mas vamos supor que uma Loja ou Irmão tenha uma peça, da qual não conhece a procedência ou histórico. Pode doar?

Sim, sem dúvida. O museu do GOB-SP fará uma pesquisa para completar os dados da peça, fará sua catalogação e a integrará ao acervo.

Livros também podem ser doados?

Com certeza. Livros, revistas, boletins, rituais e outros documentos, desde que tenham caráter maçônico. No caso de livros, a política de composição do acervo da biblioteca também permite aceitar doações nas áreas de História, Filosofia e Religião

Para onde e como enviar as doações:

Encaminhe suas doações para o Secretário Adjunto de Relações Internas de sua Macrorregião ou, se preferir envie para a sede do GOB-SP: Praça da Sé, 96 – 2º andar – CEP 01001-001 – São Paulo – SP aos cuidados do Museu Maçônico do GOB-SP, tomando-se o devido cuidado na embalagem para que a peça chegue íntegra ao destino.

Haverá alguma retribuição para a Loja ou Irmão que fizer a doação?

Sim. Os doadores receberão um certificado de “Amigo (ou Amiga) da Educação e Cultura Maçônicas”, emitido pelo GOB-SP e assinado pelo Eminente Grão-Mestre.

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha