PARAMAÇÔNICAS

FRATERNIDADE FEMININA CRUZEIRO DO SUL

A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul é uma entidade paramaçônica, com personalidade própria, estatuto e ideário dos mais sublimes, patrocinada pelo Grande Oriente do Brasil, vinculada a uma ou mais Lojas Maçônicas da Federação. A FRAFEM tem por princípios gerais a defesa dos deveres básicos de amor à família, fidelidade e devotamento à Pátria, cumprimento da lei e dedicação à comunidade; o trabalho nobre e dignificante, como direito inalienável; a livre manifestação do pensamento e a prática da tolerância, princípios basilares das relações humanas, respeitadas as ideologias e a dignidade de cada uma; e a promoção do reconhecimento e das prerrogativas relativas aos direitos universais da mulher.

Ver o Site

AÇÃO PARAMAÇÔNICA JUVENIL DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Ação Paramaçônica Juvenil é uma entidade gratuita, uma doação da Família Maçônica incondicional aos jovens de bons costumes e, diferente, das demais paramaçônicas, é uma iniciativa brasileira que ainda não se expandiu pelo mundo, se diferenciado das demais por aceitarem nesta “Ação” jovens de ambos os sexos, reforçando o intuito de humanização entre estes, e instruindo- os para serem cidadãos atuantes.

A APJ/GOB visa integrar jovens entre 07 e 21 anos, para que possam atuar positivamente dentro da “Ação”: somando-a e formando-se. Como é conhecida pelos jovens e adultos envolvidos em suas atividades é uma proposta da maçonaria brasileira para criar uma reserva moral para o Brasil, sendo instituída para complementar a educação dos jovens, cultural, artística e profissionalmente, em paralelo aos ensinamentos recebidos na escola e no lar.

FEDERAÇÃO BANDEIRANTE DO BRASIL

Bandeirantismo é um movimento educacional que tem como missão de ajudar crianças e jovens a alcançarem o ápice do seu potencial como responsáveis cidadãos do mundo, uma organização apolítica, sem fins lucrativos, com a participação de adultos. voluntários, vivência do Código e da Promessa Bandeirantes, convivência e trabalho em equipe, aprender fazendo, autoprogressão, vida ao ar livre, expressão e simbolismo, convivência entre jovens e adultos e serviço na comunidade.

FILHAS DO NILO

As Filhas do Nilo foram fundadas em 1913 e está aberta às senhoras relacionadas por nascimento ou casamento com um Shriners, maçom, mestre maçom ou uma filha do Nilo. Com 32.000 membros em 144 cidades por todos os países, as Filhas do Nilo são dedicada a apoiar os Hospitais Shriners para Crianças® através de uma variedade de atividades de angariação de fundos. As voluntárias também costuram colchas, bonecas, aventais de cirurgia e outras coisas para os pacientes dos hospitais.

As filhas do Nilo usam uma tiara como distintivo em eventos especiais e cerimônias.

FEDERAÇÃO NACIONAL DE LOWTONS DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Lowtons é como são chamados os filhos, enteados e netos de maçons que passaram por uma cerimônia especial de adoção em uma Loja Maçônica. Para se tornar um Lowton, a criança tem que ter entre sete e dezessete anos de idade. Ao ser adotado por uma Loja Maçônica, a Loja contrai para com eles a obrigação de servir-lhe de tutor e guia na vida social.

O Lowton, após a cerimônia de adoção, recebe um diploma do Grande Oriente do Brasil, um avental, um par de luvas brancas e um colar com a joia de Lowton desenvolvidos pelo GOB.

MOVIMENTO ESCOTEIRO

O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes.

Acreditamos que, por meio da pro atividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

MOTO CLUBE BODES DO ASFALTO

O Grupo é essencialmente formado por Maçons motociclistas e se estende para toda família. Para fazer parte o irmão deverá possuir motocicleta ou triciclo e preencher a solicitação no site www.bodesdoasfalto.org.br bem como se identificar com os propósitos do Moto Clube Bodes do Asfalto.
O clube tem a finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade entre seus integrantes, Maçons e motociclistas em geral e apoiar os irmãos em viagem.
Durante todo o ano são organizados passeios e encontros para promover a confraternização, a amizade e o companheirismo entre todos os seus componentes, bem como ações beneficentes junto à sociedade.

Ver o Site

MOTO CLUBE PELICANOS DO ASFALTO

O Moto Clube Pelicanos do Asfalto foi criado em 2005 em São Paulo.

O Moto Clube Pelicanos do Asfalto do Universo, que tem como meta a pratica da Caridade, além de criar e possibilitar encontros fraternais em nossa Comunidade Maçônica. O Grupo é essencialmente formado por Maçons e para toda família, mas acolhe também Maçons não motociclistas e não maçons como “simpatizantes” desde que indicados e na presença de um Maçom que já faça parte do Moto Clube desde que se identifique com os propósitos do Moto Clube Pelicanos do Asfalto. Somos cidadãos de comportamento social exemplar, de bons costumes e livre de preconceitos, somos também um canal permanente de comunicação entre Maçons de diversos orientes.

ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO IRIS PARA MENINAS

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma Ordem Paramaçônica dedicada à edificação do caráter das adolescentes com idade entre 11 e 21 anos, com ou sem parentesco maçônico. Podem fazer parte meninas filhas de maçons ou não, necessitando apenas serem indicadas por um maçom ou de uma Menina Arco-Íris.

ORDEM INTERNACIONAL DAS FILHAS DE JÓ

As Filhas de Jó Internacional, ou apenas Filhas de Jó é uma Ordem sem fins lucrativos, discreta e de princípios fraternais, filosóficos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada às jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.

ORDEM INTERNACIONAL DA ESTRELA DO ORIENTE

A Ordem Estrela do Oriente é uma Organização Paramaçônica e fraternal, onde fazem parte homens Mestre Maçons e mulheres acima dos 18 anos com parentesco maçônico. Tem como propósito ressaltar valores morais, espirituais, edificar caráter, educar, fazer caridade e servir ao próximo, através de seus trabalhos ritualísticos e filantrópicos.

Um dos grandes objetivos da Ordem é dar suporte à Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas e a Ordem Internacional das Filhas de Jó, incentivando-as a Liderança, dentro de Valores Morais.

A Ordem foi fundada em 1850 por Robert Morris que nasceu em Massachusetts nos Estados Unidos, em 31 de agosto de 1818. Era Advogado e Professor universitário, Mestre-Maçom e Grão-Mestre do Estado de Kentucky.

ORDEM DEMOLAY

A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos incompletos.

É uma organização paramaçônica fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Priorados ou conventos da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.

SHRINERS

Shriners Internacional, antigamente conhecido como Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine (A.A.O.N.M.S.) (“Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico”), popularmente conhecido como Shriners, é uma organização ligada à Maçonaria.

É conhecida por manter hospitais para crianças (Shriners Hospitals for Children). Seus membros usam um fez vermelho.

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha