SANTO ANTÔNIO DE POSSE GANHA MARCO MAÇÔNICO COM PRESENÇA DE IRMÃOS, AUTORIDADES CIVIS E MILITARES

Na manhã de 07 de setembro de 2022 foi inaugurado o Marco Maçônico no Oriente de Santo Antônio de Posse, Estado de São Paulo.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo V∴M∴ Reynaldo João Milani Filho da ARLS Delta Possense nº 4534 da 10ª Macrorregião Rito Brasileiro.

Estiveram presentes vários Irmãos Mestres Instalados, Autoridade Maçônica, Mestres, Companheiros, Aprendizes e integrantes do Capítulo DeMolay “Cavaleiros das Sete Virtudes” nº 424 de Mogi Mirim – SP.

Autoridades civis e militares presente de V. Ex. ª Prefeito Municipal João Leandro Lolli, Primeira-Dama Ana Lima, Vereadores João Félix, Claudia Ferrari e Antonio Carlos Cavalaro. Secretários Municipais Valter Lourenço, Claudinha Pinho Lala e Carlos Bistão. Comandante da Guarda Municipal Marco Antônio da Silva e Cabo Godoi representando a Polícia Militar. Presidente do CONSEG Ademir Lopes de Campos Júnior.

O Marco Maçônico tem o seu significado filosófico, sintetizado da seguinte forma:

O esquadro e o compasso entrelaçados, que traz a simbologia à materialidade e a espiritualidade, representando a retidão do homem, que em linhas gerais significada a prevalência do espírito sobre a matéria, ou seja, o aperfeiçoamento do ser humano, afirmando ainda a aspiração dos homens para a Justiça e a retidão.

Ao centro do esquadro e do compasso, está alocado a letra G, que significa o Grande Arquiteto do Universo, que é Deus.

Na base afixada o esquadro e compasso, em formato de triangulo, estão descritos os ideais da maçonaria, sendo eles: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Quanto ao triangulo a Maçonaria o adotou por representar na Tradição a Santíssima Trindade além de outras manifestações culturais religiosas e filosóficas.

Na Maçonaria estudam-se os números e seus significados, em especial o número três – 3 – que está presente em muitas coisas da vida. Não por acaso, damos à tríade uma relevante importância desde a Trindade – Pai, Filho, Espírito Santo – passando por Início, Meio, Fim; Nascimento, Vida, Morte; Espírito, Corpo; Sabedoria, Força, Beleza; Fogo, Chama, Calor.

Portanto, o Triângulo condensa muitas lições em sua trindade específica, ou seja, três lados, três ângulos em cada lado etc. Os Maçons estudam a importante figura buscando no exotérico o mistério do esotérico, pois para muitos povos o triângulo é símbolo de água, fogo, ar, terra; harmonia e divindade; sol e fertilidade.

O monumento está representado por três cores, sendo: Branco, Vermelho e Azul, que respectivamente significam, Sabedoria, Força e Beleza.

Assim, no Monumento maçônico exposto na Cidade, encontramos não apenas três lados iguais, mas um vértice voltado para o Infinito, para o ignoto (para o desconhecido), destacando-se um tradicional símbolo da Maçonaria com o Esquadro, o Compasso e a letra G, simbolizando retidão e justiça sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, Deus, apoiado em três palavras que resumem os ideais da Ordem Maçônica em todo o mundo: Liberdade – Igualdade – Fraternidade.

Assim, a Maçonaria, representada pela Loja Maçônica Delta Possense Nº 4534, é agradecida ao povo de Santo Antônio de Posse, de onde surgiram e surgem ilustres e dedicados Maçons, e hoje, agradecida pelo descerramento de nosso marco maçônico.

Parabéns a todos, que o Supremo Arquiteto do Universo nos permita compartilharmos de momento de união por muito tempo.

  • São Paulo, 27 de setembro de 2022
Publicação: Secretaria de Comunicação e Informática do Grande Oriente do Brasil de São Paulo

 

Compartilhe Esse Post

Posts Recentes

Materiais da Campanha

Os materiais serão disponibilizados conforme o calendário da campanha